A luxação consiste em uma separação, ou seja, um deslocamento dos ossos que compõem uma articulação. Em alguns casos, essa articulação volta ao seu local de origem sem intervenção médica; em outros, é necessário que o médico especialista a coloque de volta ao lugar.
Essa lesão causa muita dor ao paciente, especialmente ao fazer atividades físicas que movimentam a região. Além disso, o inchaço e o aparecimento de hematomas no local afetado é bastante comum.
Como a luxação do quadril é diagnosticada?
Para diagnosticar a luxação do quadril, o médico pode pedir exames de imagem como radiografias, tomografias ou ressonâncias. Outra forma que contribui para o diagnóstico é o relato do paciente, a situação em que a lesão ocorreu e sintomas, bem como os hematomas e inchaços visíveis na área afetada.
Para ter a avaliação precisa, é importante que você priorize o atendimento de um especialista do quadril de sua confiança. Caso a luxação ocorra durante um acidente, é imprescindível que a ligação para o pronto-socorro seja feita e que ninguém mexa na posição em que se encontra o paciente.
O que pode causar as luxações?
A principal causa das luxações são os traumatismos, principalmente em acidentes de trânsito.
Ademais, outro fator que causa luxações é a doença hereditária chamada síndrome de Ehlers-Danlos, doença esta que afeta o tecido conjuntivo causando uma flexibilidade anormal.
E quanto às complicações?
Dependendo do que causou a luxação do quadril, algumas complicações podem surgir. Entre as complicações mais comuns estão as fraturas, infecções ou problemas de articulação. Estas podem ocorrer tanto na hora em que a luxação aconteceu, quanto depois. Para certificar-se do melhor cuidado perante a sua situação, consulte um especialista de quadril.
O tratamento da luxação de quadril
Para tratar a luxação, o ortopedista colocará a articulação de volta ao seu lugar ideal. Após o especialista realizar o procedimento, é ideal que outro exame de imagem seja realizado a fim de certificar se a articulação está na posição correta.
Outra forma possível, em casos específicos, é através da artroplastia do quadril. Este é um procedimento cirúrgico que traz bons resultados para os pacientes proporcionando o retorno à prática de exercícios físicos.