Uma das grandes preocupações de quem faz a cirurgia de prótese do quadril é se essa pessoa estará apta ou não a realizar atividades físicas. Isso é justificável, visto que muitos pacientes que passam pelo procedimento cirúrgico são pessoas ativas e, muitas vezes, atletas.
A boa notícia é que a cirurgia do quadril é de recuperação rápida e permite que o paciente volte a sua rotina de exercícios em um pequeno espaço de tempo. A artroplastia, como é chamada essa cirurgia, possui o propósito de aliviar as dores que o paciente sente ao se exercitar ou se movimentar e, ao fazer isso, ela promove a qualidade de vida do indivíduo, bem como sua autonomia.
Meus movimentos serão os mesmos após a cirurgia?
A cirurgia do quadril apresenta bons resultados, isto é, os movimentos e a amplitude do paciente se aproximam das que ele possuiria sem uma cirurgia, com uma articulação e musculatura do quadril saudáveis.
Como toda cirurgia, não existe garantia de que o paciente terá exatamente os mesmos movimentos, mas estudos comprovam que eles são muito próximos de uma pessoa que não fez artroplastia, e garante que a pessoa realize muitos dos exercícios que deseja.
Como funciona a cirurgia?
A cirurgia do quadril é realizada através de técnicas minimamente invasivas, ou seja, técnicas das quais o paciente sente menos dor, não é exposto a graves riscos e que garante recuperação rápida e menos limitada. É por conta desses procedimentos que o paciente pode voltar à sua rotina rapidamente.
Eu posso voltar a praticar qualquer esporte?
Isso irá depender da sua recuperação e do seu caso. Para isso, é necessário que você converse com o especialista responsável e conte detalhadamente seus planos, quais esportes você pratica e quais deseja praticar.
Existem alguns esportes que são recomendados para os pacientes, como: caminhadas, pilates, natação, ciclismo, musculação com algumas exceções de exercícios, boliche, danças, etc. Em contrapartida, existem exercícios onde há limites para a sua execução sendo alguns exemplos as artes marciais, os esportes de contato e o snowboarding.
Converse com o seu médico para saber mais detalhes.